um dia não vai ser preciso um dia

Maria tem braços grandes de abraçar os filhos mas tem dores na alma.
Mariana tem sorriso pronto mas contam-se as nódoas negras espalhadas pelo corpo magro, sofrido, vivido. Rita, Sofia, Augusta, Filomena também se dividem entre as dores de dentro e as de fora. E tantas mais mulheres, presas a um amor que já não é. Que se calhar nunca foi amor. Mulheres com medo, mulheres coragem sem coragem de sair dali, do que dói do que magoa do que já não é amor, se calhar nunca foi, mas ainda prende. Mulheres com medo. Mulheres sem vida, porque viver não é, não pode ser, não tem a ver com o que dói, com o que magoa.

Um dia não vai ser preciso um dia Mundial. Um dia vai-se saber limpar as feridas de Maria, de Mariana, Rita, Sofia, Augusta, Filomena e mostrar que não é preciso ter medo, que há vida para lá da vida que não foi vida porque viver não é isto, não pode ser isto, não pode.

19 comentários:

pbc disse...

Digno de uma Catarina Eufémia ;)

Considero sinceramente que em 2010 na União Europeia esta coisa que hoje se comemora não dignifica as mulheres nem traduz a realidade da nossa cultura.

MMS disse...

Concordo plenamente contigo, Pedro!

CNS disse...

O dia mulher talvez pudesse ter outro nome. Mas tem de ser recordado.Pelas operárias que lutaram pela igualdade de salário. Pelas sufragistas que lutaram pelo direito de voto. Talvez "dia da igualdade" fosse mais correcto. Porque a realidade de uma cultura também se faz das conquistas do passado.

Mas espero que sim Marta, que um dia não seja preciso um dia.

Isabel J. disse...

Certo. Se virmos de uma certa perspectiva até é diminuidor.
Pq precisam as mulheres de ter um dia delas, enquanto os homens não têm!
Nós deviamos ser iguais todos os dias e todos se deviam lembrar disso. Não apenas serem relembrados neste dia em particular.

De qq das maneiras, aqui fica o meu:
FELIZ DIA DAS MULHERES
mais que não seja, pq merecemos. :)

CNS disse...

Continuando a lançar a achas para a fogueira: diminuidor porquê?

MMS disse...

Concordo, Cristina. Mas custa-me, muito, que se organizem palestras, encontros, conferências, conversas, chamadas de atenção e no entanto, dentro das suas casas, muitas mulheres não tenham coragem, tenham medo, tenham dores de dentro e de fora. Mas de facto não é nada contra o Dia, é contra a falta de soluções, apoio e discriminação que ainda existe! Beijinhos e obrigada


Isabel: é verdade! Beijinhos

CNS disse...

Sem dúvida Marta. As palestras em nada substituem as soluções. Que teimam em ficar esquecidas por detrás das palavras bonitas e politicamente correctas. Mas estes dias, estas datas servem, na minha perspectiva, para lembrar. E para acender discussões produtivas destas :) Para que as Marias, as Ritas, Augustas e todas as mulheres com e sem nome saibam que pode haver uma saída para a vida de inferno delas.

MMS disse...

a mim não é o Dia que me parece diminuidor. É a vida, o dia-a-dia, a tal falta de soluções.

mas sim, poder-se lembrar pode servir para mostrar que pode haver uma saída para a vida de inferno. e para que se fale sobre isso fora dos actos oficiais. Para que eu e tu,eles e elas, falem sobre isso e reflictam. Muitos primeiros passos resultam de muito pouco, quase nada!

:)

CNS disse...

Aí estamos de acordo, Marta. Uma data serve para isso mesmo, para reflectir sobre o que se fez sobre isso nos restantes dias do ano. E muitas vezes, infelizmente, se chega à conclusão que nem esses pequenos passos demos.

À parte disso... gostei muito do teu texto. :)

MMS disse...

Obrigada, Cristina :)

Isabel J. disse...

Meninas,
Dou-vos razão às 2. Diminuidor no sentido que mencionam. Primeiro pq há necessidade de ser relembrado e segundo pq qd é relembrado, chega-se à conclusão de q o esforço feito não é suficiente.

Enfim... continuemos a relembrar. Pode ser q faça diferença nem q seja a 1 pessoa. E assim já valeu a pena!

pbc disse...

Permitam-me que expresse a minha preplexidade. Devo portanto intuir da vossa doutrina que carecemos de outras efemerides como por exemplo :
O dia do negro
para lembrar o fim da escravatura
O dia do judeu
para lembrar o holocausto
Etc....
(donzelas perdoem-me mas não resisti a esta provocaçãozinha de mão gosto. )

Isabel J. disse...

Olá Pedro,

Olha q esses dias já existem!
O Martin Luther King day:
http://en.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King,_Jr._Day
e o
Dia Europeu da Cultura Judaica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Europeu_da_Cultura_Judaica

O problema aqui não é falta de dias comemorativos.
Apenas o esforço que é feito não é suficiente para haver resultados mais visiveis...

;*

CNS disse...

Talvez Pedro, talvez a tua provocação seja necessária.
Mas pela tua ordem de ideias poderíamos abolir todas as efemérides. Para quê relembrar o 25 de Abril (e consequentemente uma guerra colonial e uma ditadura) ou o 1º de Dezembro (também é uma maçada. recordar que perdemos a independência). Pior. Para além de criarem estas inúteis efemérides ainda tornaram os dias feriados...

Agora o que se calhar convém saber é se sabemos mesmo que efeméride se assinala hoje.

(O cavalheiro desculpe-me, mas esta donzela também não resiste à provocação...)

CNS disse...

p.s : Para mim é relativa a importância do dia da mulher. As efemérides valem pelo que valem. No entanto a minha questão em torno deste dia é que não concordo que seja pouco dignificante da condição feminina. Só se lhe dermos uma conotação frívola. E foi isso que eu quis rebater ao frisar o que (re) lembramos hoje.

pbc disse...

Bem...antes que seja espancado demito-me deste debate.
Aproveitando o facto disto ter virado um 'chat'e já não um comentário ao texto inicial venho partilhar convosco a minha frustração pelo facto de este blogue esta a ser animado apenas por 4 ou 5 dos 19 previstos. Espicassem aí as moças silenciosas se fazem favor...

CNS disse...

Pedro...

ninguém te estava a espancar... :) Afinal hoje não dia de "pancada". Quanto muito de piquete ou greve de fome.

Partilho contigo a tua frustração...

MMS disse...

Têm toda a razão! Onde anda o resto da malta? Vá, acusem-se :)

Isabel J. disse...

Já mandei mail com espicassanso..
duvido que funcione, mas pode ser q sim....
Aguardemos serenamente!

:*